terça-feira, 15 de março de 2011

O significado do trabalho

Como Psicóloga Organizacional me encanto com pessoas que fazem bem o que fazem. Seja a moça do cafezinho, a vendedora da loja ou o gerente de linha de ação. É contagiante a boa vibração (não achei uma palavra mais adequada) que estas pessoas transmitem pelo fato de terem prazer na execução de suas atividades e, principalmente, de terem prazer de mostrar isso através de seu trabalho.
Para mim o trabalho representa nossa forma de atuar no mundo, de interagir, de contribuir com as pessoas. Independendo se atuamos numa área operacional ou estratégica. Saber entender e significar o trabalho dá outra conotação ao que fazemos; traz satisfação e esse sentimento transparece aos outros e nos motiva ainda mais.

Hoje tive contato com uma pessoa assim; primeiramente ela me abordou de uma forma diferenciada dos demais profissionais de sua área, com isso conquistou minha atenção. Foi cordial e competente e atingiu o objetivo do seu trabalho. Perguntei então há qto tempo ela estava na função esperando ouvir no mínimo 5 anos e ela diz de forma espontânea: - um mês!
Ok, ela tinha o brilho no olhar daqueles que estão motivados com o trabalho recém conquistado, mas além disso ela tinha talento, atitude e eu achei que ela também tivesse, no mínimo, mais experiência (conhecimento). Tratei de elogiá-la para reforçar seu comportamento e desejei, intimamente que tivesse sucesso. Como recrutadora também não pude evitar de pensar "essa menina tem potencial! Apostaria nela em uma outra posição também, onde ela possa explorar seu potencial criativo e sua alegria em exercer a profissão.
Existem tantas pessoas assim por aí, brilhantes no que fazem, com um potencial enorme ainda não explorado, com muita vontade e pouca oportunidade. Tantas pessoas que precisam ter as competências mapeadas, a capacidade intelectual mensurada e a carreira bem direcionada.
O significado do meu trabalho está em descobrir essas pessoas e direcioná-las; às vezes elas vem até mim, outras vezes eu vou até elas. Comprazo-me em encontrá-las, me regozijo em ver aquele brilho no olhar mesmo frente a situações de avaliação, pressão e desafios.
Pessoas com muita experiência, conhecimento e habilidades não são incomuns, mas estas com atitude, brilho no olhar e talento são! Encontrar essas pessoas é mais desafiador do que encontrar o famoso "mosca branca". Este se faz aparecer, se auto valoriza, às vezes até demais.
Às vezes os talentosos são "encontrados" (recrutados) e aproveitados por pessoas erradas em lugares errados, o que faz com que o seu brilho se torne fosco ou até se apague.

Não deixem seu brilho acabar, a energia diminuir e a alegria se desvanecer. Não existe nada pior do que a pessoa certa no lugar errado.
O trabalho não pode ser sinônimo de sofrimento, de obrigação, não pode ser somente um emprego, um cargo numa boa empresa, um bom salário, status. Trabalho deve ser o resultado do talento posto em ação, irrigado pela alegria e satisfação de atuar; o resto é consequência.


Andressa Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário