sexta-feira, 4 de junho de 2010

Bases de decisão em Processos de Seleção

O RH deve assegurar a própria formação e qualificação no uso dos testes de habilidades para agregar valor ano negócio

A crescente competitividade no ambiente de trabalho tem aumentado a demanda sobre os profissionais de RH para o aprimoramento dos processos de identificação e desenvolvimento de talentos.
As entrevistas não estruturadas e busca de referências são as técnicas mais comuns no mercado. Porém estudos apontam que essas técnicas não são mais suficientes. Especialistas das áreas de seleção e desenvolvimento têm sido desafiados a aumentar o grau de objetividade das avaliações e, assim reduzir custos recorrentes de turnover elevado, erros de decisão nos planos de sucessão, investimentos mal comduzidos em formação e desenvolvimento de gestores, promoções equivocadas e custos com coaching que poderiam ser evitados.
A área de RH, ao tornar suas metodologias mais claras e objetivas, aumenta o nível de credibilidade junto aos clientes internos aproximando sua linguagem à das áreas de negócio.
Um processo de seleção mais objetivoé fundamental para a adequação de competênciaprofissionais aos perfis decada cargo podendo identificar possíveis gaps a serem desenvolvidos.
Para que o profissional de RH agruegue valor ao negócio e contribua efetivamente para sua competitividade, é necessário assegurar sua própria formação e qualificação para o uso de diversas alternativas de testes de habilidades existentes no mercado.
(texto adaptado de Marisa Urban)

Nenhum comentário:

Postar um comentário